Há 2 anos, principalmente depois das publicações de Edward Snowden e relatos das táticas do Google e seus pares, percebi que surgiu uma nova oportunidade de negócio na internet e de grande valor: PRIVACIDADE. Parece que estou chovendo no molhado, mas as pessoas realmente não têm a mínima noção do que está acontecendo com sua privacidade em troca de ter serviços “gratuitos” e, acreditem, nem mesmo empresas. Mas continuando, resolvi então, junto com 3 amigos, dar inicio a um projeto de um novo negócio na internet: O serviço de eMail, pessoal e corporativo, mais seguro do mundo e com a política mais agressiva na preservação da privacidade dos usuários.
Caminhamos bem, chegamos na fase de testes internos e tudo corria bem, inclusive com servidores em nuvem já preparados para milhões de usuários. Mas, em outubro de 2014, durante evento do TEDGlobal, foi apresentado o ProtonMail, justo quando corríamos para lançar nosso produto em Dezembro daquele ano. (clique neste link para ver o vídeo com a apresentação, mas também coloquei o vídeo no inicio deste posto).
Muitos recursos e funcionalidades que já tínhamos desenvolvidos e que seriam novidades no mercado, eles também implementaram mas, principalmente nosso roadmap para 2015 inteiro também já estava feito. Com isso, decidimos voltar para a prancheta e rever o projeto, pois enquanto aqui são 4 amigos em seu tempo de folga (se tiver algum investidor anjo lendo esse artigo, entre em contato, será muito bem vindo 😉 ), no ProtonMail eles estão com investidores internacionais colocando alguns milhões de dólares no projeto ProtonMail, além da equipe técnica de dezenas de profissionais serem todos cientistas do laboratório CERN, ou seja, dezenas de profissionais/cientistas com PhD em cada uma das áreas necessárias: Matemática, segurança da informação, desenvolvimento de software.
Mas o que é o ProtonMail e o que ele representa ?
Primeiro: Possui os mesmos valores e premissas que eu e meus 3 sócios utilizamos para criar o nosso serviço em desenvolvimento (isso, não desistimos). Ou seja: A mesma ideologia conCERNente à privacidade e segurança. Leia a política de privacidade clicando neste link.
Segundo: Serviço sediado na Suíça e regido pelas regras de privacidade daquele país. A mais forte de todas, em todo o mundo. Para ter idéia do que isso representa: Até o governo tem dificuldade de obter certas informações das pessoas. Por isso, no lugar de .com você terá .ch (Confoederatio Helvetica) que é o utilizado pela Suíca, assim como .br é utilizado pelo Brasil.
Terceiro: O usuário de eMail no ProtonMail não precisa ser um técnico para saber como trabalhar com criptografia. Tudo relacionado à segurança é parte integrante do serviço e feito de forma automática e transparente, sem que o usuário tenha que instalar absolutamente nada em seu computador. Diferente de outros softwares existentes, mesmo que muito bons, como o GPGMail ou PGP.
Quarto: eMails entre usuários do serviço são automaticamente criptografados enquanto armazenados no serviço, tanto pelo remetente quanto destinatário e principalmente durante o envio deste, mas com o detalhe de que nem a equipe de engenheiros do serviço tem acesso às chaves (públicas e privadas) para descriptografar. Tanto que se você perder sua senha de segurança de criptografia, sinto dizer que você perdeu seus eMails.
Quinto: Os eMails tem vida útil no serviço. Ou seja, depois de no máximo 4 semanas (você pode configurar para um tempo menor, por eMail enviado) eles são destruídos automaticamente, apagando todo vestígio que eles existiram no serviço ProtonMail. E ai você pergunta: Pra que serve isso ? Para garantir que o único local onde o conteúdo que você quer dar total privacidade e segurança continue sendo apenas seu computador e o das pessoas com as quais você compartilhou.
Sexto e o principal: Não haverá nenhum tipo de coleta de informações, nem meta-dados, para revenda destas informações ou tratamento científico para análise de mercado ou tendências. O modelo de sustentação do negócio será por meio de pagamento de subscrição de pacotes com maior espaço de armazenamento de conteúdo. No momento o pacote inicial é grátis com 500MB de espaço.
O legal é que você pode enviar eMails seguros para pessoas que não usam o serviço, mas elas receberão apenas um aviso de que terão que acessar um link e informar uma senha que o remetente definiu para poder ler o conteúdo. O destinatário poderá responder o eMail direto do ProtonMail garantido o retorno também de forma segura. Mas também é possível enviar eMail para alguém do Gmail ou qualquer outro serviço sem criptografar e será enviado como um eMail qualquer. Este tipo de eMail não é apagado automaticamente do serviço.
O entusiasmo em relatar estas características é por serem as mesmas que estavam em nossas pranchetas a 2 anos e PhDs do CERN pensaram a mesma coisa, chegaram à mesma conclusão de como fazer.
Seguem algumas cópias de tela do serviço. A interface com o usuário é simples e quem já utiliza qualquer serviço de eMail não sentirá a menor dificuldade no uso.
Clique nas imagens para ver em tamanho maior.
1) Escrevendo um eMail seguro:
2) O usuário recebeu o eMail e está lendo o conteúdo. Neste exemplo, no lugar de colocar um dica para a senha, eu estou forçando o destinatário a ligar para mim.
3) Quando o remetente clica no link de abertura, ele precisa informar a senha de acesso ao conteúdo. Por isso, antes de sair fazendo isso com seus contatos, avise-os sobre o novo método de eMail seguro que você está utilizando, do contrário ele poderá achar que é SPAM, SCAM ou Vírus.
4) Pronto, o destinatário está lendo o eMail e pode responder ao remetente. (Até 5 respostas para o mesmo eMail, para ter mais é preciso ser usuário do serviço).
Estudo de caso:
- Escritórios de advocacia trocando mensagens sigilosas com seus clientes sobre o andamento de um processo que corre, por exemplo, em segredo de justiça.
- Em processo de M&A as trocas iniciais de mensagens para evitar vazamento no mercado até que o NDA esteja devidamente assinado, ou seja, a intenção de compra fica preservada no trâmite de eMAil.
- Empresas de estudos clínicos contratadas por grandes laboratórios farmacêuticos e que terceirizam a tradução
Se agora ou durante leitura você pensou: Eu não preciso disso pois não tenho nada a esconder, bem, seria o mesmo que uma criança de 5 anos confiar em qualquer pessoa que a convide para dar uma volta; não tem noção das coisas e dos perigos envolvidos no mundo tecnológico.
Agora vem a pergunta: Como você está divulgando um serviço que é concorrente ? O que é muito bom e tem impacto social merece ser divulgado e a concorrência de qualidade é saudável nos forçando a fazer produtos e serviços melhores como forma de superação. É o que eu acredito!.
Abs e no aguardo de seus comentários…




sacodido
31 de dezembro de 2017 at 18:43
Ok. muito bom mesmo.
cristiano costa brandao
16 de junho de 2018 at 16:17
Bem interessante . E o investimento na plataforma ? Como está hoje ?!?
Júlio Fábio Chagas
16 de junho de 2018 at 16:21
O projeto pessoal com amigos morreu. Virei usuário do ProtonMail cujos serviços só expandem e lançaram recentemente o ProtonVPN, muito muito bom.