
Esta imagem foi obtida do seguinte post: http://blog.sgrouples.com/8-tips-to-ensure-your-kids-are-being-safe-and-smart-on-social-media/
Este será o primeiro post para tratar deste tema.
O que me fez procurar por um melhor entendimento deste assunto foi quando um belo dia, uma de minhas filhas, ainda com 10 anos de idade, procurava algumas imagens na internet para seu trabalho da escola.
Por meio do google.com e selecionado busca por imagens, ela digitou: branca de neve e pressionou enter. O resultado ? Imagens inocentes da branca de neve e pra meu espanto imagens nada inocentes de uma versão de branca de neve praticando sexo com o 7 anões.
Foi ai que iniciei a busca por métodos de proteger minhas filhas de conteúdos não apropriados para a idade.
No próprio google.com você consegue, caso tenha uma conta gMail, estabelecer uma configuração de busca evitando conteúdos explícitos. Para mais detalhes acesso o link abaixo.
https://support.google.com/websearch/answer/510?hl=pt
Faça isso nos computadores que seus filhos utilizam em casa.
Também passei a utilizar outro serviço chamado OpenDns.com. Por meio deste serviço você consegue criar filtros de conteúdo sem ter que configurar todos os computadores de sua casa ou seus tablets e smartphones. Basta configurar, em seu roteador Wi-Fi o DNS para:
- Primário: 208.67.222.222
- Secundário: 208.67.220.220
Caso você não queira que o seu próprio computador receba os filtros e controles do OpenDNS, então no seu computador/smartphone/tablet você precisará configurar manualmente outro DNS, por exemplo os do google 8.8.8.8/8.8.4.4.
Se você optar pela subscrição paga, você terá outros recursos à sua disposição.
A vantagem na utilização deste serviço é que já existem blackLists e whitelists de sites previamente configuradas, impedindo acesso por exemplo àqueles sites reconhecidamente como Phishing (roubo de informações) e também com apelo sexual/pornográfico/pedófilo.
Isso sem ter que ficar alterado configurações em cada um dos computadores; nem é necessário instalar nada nestes computadores.
Para os mais radicais ainda tem o serviço www.mobicip.com. Por meio deste serviço você efetua o download de um browser que deverá substituir o Browser do computador ou smartphone/tablet (incluindo iOS devices sem a necessidade de JailBraking).
Com o serviço mobicip você cria configurações de navegação por device. Nessas configurações você pode, por exemplo, estabelecer filtros de conteúdo, while-list, black-list, limites de horários e dias na semana em que a navegação na internet será permitida ou não. Todas as configurações serão realizadas no site do serviço e em seguida aplicadas automaticamente a todos os devices configurados. A principal vantagem é que não importa se está sendo usado o Wi-Fi de sua casa ou 3g/4g da sua operadora ou a rede de qualquer outro local. Semanalmente você recebe um resumo da navegação (dias, horários, tentativas de acesso, entre outros).
Em outro post falarei sobre as vantagens de um MacOS quando se fala da administração de acessos de crianças e adolescentes. Os demais sistemas operacionais ainda têm muito o que evoluir neste sentido.